
Como decidir qual a melhor formação musical para seu evento?
Pensando nisso selecionamos informações que podem ser de grande ajuda nessa hora.
Confira abaixo!
Instrumentos Musicais


O Violino
O violino é o mais agudo da família das cordas e normalmente representa cerca de35% de uma orquestra. Aliás é sempre o instrumento mais tocado na orquestra. Quase todo mundo, quando ouve o som de um violino bem tocado, fecha os olhos e diz: "Que lindo!".
O som magnífico, os movimentos velozes de arco e a própria estética do instrumento fez com que se tornasse um dos preferidos entre as noivas.
No violino o que não falta é elegância e versatilidade, e por isso a sua presença nas cerimônias de casamento é quase sempre certa.
O Violoncelo
O violoncelo pertence a família dos instrumentos de cordas, assim como o violino. Pelo seu tamanho, é mais comum que seja tocado apoiado ao chão por meio de um espigão, uma haste de metal em sua extremidade.
Sua sonoridade é considerada bastante expressiva e apaixonante, sendo conhecido como o "rei" dos instrumentos de cordas.
O violoncelo possui sons graves e aveludados, mas também pode alcançar sons agudos quase como um violino.
Este instrumento possui um papel muito importante dentro da orquestra, e sua presença é praticamente obrigatória em qualquer formação em que hajam violinos.

A Viola Erudita
A viola clássica ou erudita não tem nenhum parentesco com a viola caipira. É um instrumento utilizado em orquestras, sendo inclusive mais antigo que o violino.
A viola é um pouco maior do que o violino e tem um som mais grave e meditativo.
Esse instrumento tem desempenhado um papel muito importante dentro das orquestras, principalmente em formações do tipo quarteto de cordas, onde a viola preenche a lacuna entre os violinos e o violoncelo.
Vale ressaltar que a viola também desempenha de maneira brilhante o papel de instrumento solo, tanto quanto um violino faria.
O Contrabaixo Acústico
Considerado o maior e mais grave instrumento da família das cordas, o contrabaixo é conhecido por sua versatilidade. É comum o seu uso nas grandes orquestras como instrumento de acompanhamento, mas com o tempo passou a ser utilizado em solos, exercendo um importante papel na música erudita.
E além disso, o contrabaixo tem se tornado um grande destaque em estilos musicais como o Jazz, MPB, Rock e entre outros.
Quando tocado em conjunto com outros instrumentos, o contrabaixo é o responsável por toda a harmonia, preenchendo o grave, criando aquela profundidade sonora em contraste com outros instrumentos mais agudos, e muitas das vezes conduzindo o andamento de toda a música.
De fato o contrabaixo é um instrumento indispensável.
O Piano Digital
O piano digital, na sua qualidade básica, foi desenvolvido para produzir sons de piano, guardados na memória do teclado.
O piano digital é um instrumento versátil e pode executar muito bem os sons de um legítimo piano, como também outros sons artificiais e que dão um brilho extra nas melodias.
É por si só um instrumento completo pois, além de possuir um timbre que se harmoniza com praticamente todos os demais instrumentos, também é muito adequado para se tocar como instrumento solo.
Por esse motivo tem sido um instrumento muito utilizado nas cerimônias de casamento.



O Trompete Triunfal
A tradição da clarinada vem de tempos antigos onde havia um anúncio musical para a chegada de reis, rainhas e príncipes. Várias cornetas tocavam uma saudação para a autoridade.
Nos dias atuais muitas noivas gostam de ter sua entrada anunciada por uma clarinada, pois esse momento é o mais esperado em todas as cerimônias de casamento. Esse anúncio dá um ar mais triunfal a cerimônia, tanto é que o trompete usado chama-se trompete triunfal, um instrumento similar ao convencional, mas com a diferença de que possui o corpo mais alongado e exibe uma belíssima bandeirola normalmente em tecido vermelho ou azul.

A Trompa
A trompa é um instrumento de sopro da família dos metais, indispensável na orquestra sinfônica moderna. Dizemos que os metais são a "artilharia pesada" da oquestra.
O que torna a trompa tão especial, e dá ao instrumento seu charme irresistível é que, embora tenha a robustez dos metais, a trompa tem também muito da delicadeza dos instrumentos mais suaves. O som doce e quente da trompa tem fascinado muitas pessoas e feito grande diferença nas cerimônias de casamento.
A Percussão
Nada pode ser mais vibrante em uma cerimônia de casamento do que a presença de instrumentos percussivos. Na hora em que a orquestra toca a famosa marcha nupcial, a percussão é responsável por criar a grandiosidade da música e acentuar ainda mais a emoção nas pessoas.
São diversos os instrumentos de percussão que podem ser utilizados em uma orquestra, e com certeza a sua presença é no mínimo indispensável em qualquer cerimônia de casamento.


Cantores
Desde a antiguidade, o canto teve grande importância na história religiosa, nas artes e até mesmo na história universal, exercendo um papel ativo incomparável.
Sabemos que um único cantor na orquestra já é capaz de fazer grande diferença no conjunto musical, mas dentre as muitas formações possíveis, o canto coral certamente é o que mais tem despertado emoção nas pessoas.
A junção de vozes femininas e masculinas, tanto em qualidade quanto em quantidade, pode facilmente criar um efeito mágico em uma cerimônia de casamento. E se o canto coral estiver sendo acompanhado por uma orquestra, não há nada que possa ser mais vibrante e grandioso do que isso.

Clarinete
Entre os principais instrumentos de sopro, o clarinete foi o último a ser incorporado à orquestra. Seu nome se deu pelo fato de ter um som brilhante nas notas agudas, muito similares ao som do trompete, que em italiano se chamava clarino.
De todos os instrumentos de sopro, o clarinete é o que possui a maior extensão de notas. Seu som não é encorpado como o de um oboé, mas é aveludado, brilhante e vai ficando penetrante quando se toca as notas mais agudas.
O clarinete é um instrumento tão versátil que é igualmente capaz de tocar melodias suaves e expressivas ou rápidas e rítmicas.

Saxofone
O saxofone, também conhecido como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1840.
Com o passar do tempo, o instrumento se popularizou e foi introduzido principalmente em bandas sinfônicas, outros grupos de música popular e de jazz. Nas bandas de jazz, o saxofone não somente foi bem aceito, como também acabou se tornando o seu principal instrumento.
O som do saxofone é único, com característica ranhosa e aveludada, porém brilhante e extremamente sonora.
Além disso, o saxofone é tão bem elaborado, que a sua própria estrutura permite ao músico poder tocar ornamentos sem dificuldade, enriquecendo ainda mais a melodia da música.
Flauta Transversal
A Flauta é um instrumento de sopro considerado como o mais antigo da história. As primeiras flautas tinham um aspecto bastante primitivo e foram muito usadas em rituais religiosos.
Apenas em 1832 passou a ter um formato mais parecido com o que conhecemos. E embora as flautas modernas sejam completamente feitas por peças metálicas, esse instrumento ainda é considerado como pertencente à família das madeiras, respeitando assim a sua origem.
A flauta transversal possui um som melodioso, suave e doce e, por si só, é capaz de provocar grandes emoções no público ouvinte. E por ser um instrumento relativamente fácil de se tocar, não é difícil de se obter um virtuosismo incomparável.
Assim, por ser tão versátil, a flauta transversal se tornou uma presença obrigatória nas grandes orquestras e conjuntos musicais.
